Por volta dos três e quatro anos, as crianças despertam para a curiosidade de entender como as coisas acontecem, de onde vêm, para onde vai, porquê isso, porquê aquilo. É a famosa fase dos porquês. Essa curiosidade por querer explicações de tudo, ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio "EU", da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou ouve.
A partir dessa descoberta passa a perceber os fatos ao seu redor dando ênfase a como tudo acontece. Muitas vezes, as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
A partir dessa descoberta passa a perceber os fatos ao seu redor dando ênfase a como tudo acontece. Muitas vezes, as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
Essa curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas descobertas, aguçando sua percepção para o aprender.
Pegando carona nessa fase dos "PORQUÊS", pensamos em realizar um projeto que contemple a ânsia de saber das crianças e, daí, surgiu o projeto "DE ONDE VEM?".
O projeto "DE ONDE VEM?" é um tema instigante e motivador, que permite aos alunos investigar e identificar a origem de diversos produtos que fazem parte de seu dia-a-dia e de sua história. Nesse processo, todos perceberão, por meio de pesquisas, vivências e atividades, os benefícios(e eventuais malefícios, como no caso dos danos ambientais) que estes produtos trazem.
Como todo início de ano letivo trabalhamos a identidade dos alunos, optamos por iniciar o projeto lançando a pergunta: De onde vem os bebês? E, a partir desse questionamento, as crianças passam a investigar o seu nascimento, a origem do seu nome e as mudanças comportamentais e físicas que comprovam seu desenvolvimento, sua existência e sua importância na transformação para um mundo melhor.
Para que vocês possam acompanhar de perto o desenrolar desse projeto instigante "DE ONDE VEM?", nosso blog ilustrará (através dos links de fotos) passo a passo, todo o trabalho desenvolvido nesse período.
Como em outros projetos, a participação dos pais é fundamental e, neste caso, contaremos especialmente com a colaboração das famílias, possibilitando o envio para a creche de quaisquer itens relativos ao tema estudado, tais como reportagens, gravuras, fotos, matérias-primas, objetos curiosos (como antiguidades) e participando efetivamente das atividades, palestras, rodas de leitura, entre outras.
As crianças do Maternal 1 assistiram no telão as imagens de um bebê dentro do útero da mamãe.
As professora Ludimylle recebeu os alunos com uma barriga postiça, simulando gravidez. Na rodinha, com auxílio da educadora Simone, a professora leu a história de onde vem os bebês.
A mamãe da Angelina da turma Azul Marinho, levou sua bebê para ensinar como deve ser o cuidado e higienização do corpinho de um bebê. A turminha ficou encantada com a top model!!!
As crianças do Maternal 1 assistiram no telão as imagens de um bebê dentro do útero da mamãe.
Chegou a hora do nascimento do bebê.
Diante dos olhinhos atentos do Maternal 2, Drª Simone (rs) ajudou no parto.A mamãe da Angelina da turma Azul Marinho, levou sua bebê para ensinar como deve ser o cuidado e higienização do corpinho de um bebê. A turminha ficou encantada com a top model!!!
Comparando os tamanhos dos pés, as crianças percebem o quanto já cresceram e o que ainda podem crescer. A partir daí, apresentamos para as crianças variadas formas de representação gráfica para observarem a passagem do tempo e o crescimento do bebê.
A escolha do nome de uma criança é tão importante quanto o seu nascimento. Para algumas famílias, esse momento é repleto de emoção.
Aproveitando a chegada da Páscoa, as professoras "alfinetaram" as crianças com a seguinte pergunta: "DE ONDE VEM o chocolate do ovo de Páscoa?"
As crianças assistiram um vídeo sobre o cacau e como é feito o chocolate.
Todos puderam manipular e saborear o precioso fruto.
Em Artes PLástica, nossos pequenos artistas fizeram uma bela representação do cacaueiro,
O Maternal 2 experimentaram algumas receitas utilizando o chocolate em pó como ingrediente principal.
Degustando o chocolate em barra, opinando sobre qual é o mais gostoso e mais uma vez utilizando o gráfico para representar o resultado da pesquisa.
Finalizamos a atividade "DE ONDE VEM O CHOCOLATE do ovo de Páscoa?" com uma deliciosa festa achocolatada em parceria com a CACAU SHOW.
Movidas pelo espírito investigativo, as crianças do maternal entrevistam professores e funcionários com intuito de descobrir "DE ONDE VEM O AÇÚCAR?"
"A abelha-mestra
E as abelhinhas
Estão todas prontinhas
Para ir para a festa
Num zune-que-zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu"
Inspiradas na letra da música/poema de Vinícius de Moraes, a turma Amarela cantou, dançou, construiu, leu, escreveu e descobriu "DE ONDE VEM O MEL?"
Cultivando o hábito de Construir textos coletivos, as crianças percebem a função da escrita.
Leitura do texto pelas crianças.
Identificando, reconhecendo e enriquecendo o vocabulário dos bebês.
E o leite que bebemos? De onde vem? As crianças foram investigar... Não é que descobriram?
Colar papel também é muito divertido!
A profª Ludimylle demonstrou como preparar algumas receitinhas utilizando o LEITE e o AÇÚCAR.
A partir da história "A Galinha Ruiva", todos da creche José Raimundo buscam descobrir "DE ONDE VEM O TRIGO?".
Após as descobertas sobre o trigo, a turma Laranja (EI 41) prepara deliciosos pãezinhos para o lanche da tarde.
Hummmmmmm... Que lanchinho delicioso!
Brincando na área externa, as crianças descobriram que a galinha do vizinho fez um ninho no quintal da creche. Daí surgiu uma questão muito séria: "DE ONDE VEM O OVO?"
A profª Cleciane leu o livro "O OVO" de Ivan Zigg para os bebês do Berçário.
Uau! Que surpresa!
Depois de ouvir a história da "GALINHA RUIVA", os bebês experimentam pintar a palma da mão e... Eis que surge uma linda galinha.
Com muita concentração, o bebês se divertem colando pedacinhos de papel.
Descascar ovo cozido é divertido e um excelente estímulo para a concentração, além de exercitar a coordenação motora fina.
Depois de descascar os ovos cozidos, chegou a hora de comê-los...
Mais uma vez trabalhando a concentração, percepção visual, conhecimentos matemáticos e arte.
Exercitando a escrita.
Cada turma organiza seu banco de palavras de acordo com o objeto de estudo.
Além de exercitar a leitura incidental, as crianças do maternal II, ilustram a letra da música "O PATO" de Vinícius de Moraes
Para incentivar os bebês à uma alimentação saudável e aceitar com prazer o consumo de feijão, a professora Cleciane faz a leitura da história " JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO".
Após a história, as crianças são provocadas a descobrir "DE ONDE VEM O FEIJÃO?"
Feijão preto... Feijão carioca ... algodão... terra preta... água... luz...
Nossos pequenos cientistas acompanham o desenvolvimento do pé de feijão.
Quer saber mais sobre esse incrível projeto, acesse os links (em construção) abaixo:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.258543724282873.1073741825.100003817426056&type=3
Lindo trabalho, equipe! Deus as abençoe!
ResponderExcluirRegina Bizarro
Amar, cuidar e estimular com criatividade é o que toda criança precisa! E vocês têm!!! Parabéns! trabalho lindooo!!!
ResponderExcluirNOSSA! COMO É BOM VER UM TRABALHO COM CONSISTÊNCIA, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E POSSÍVEL DE SER FEITO POR OUTRAS INSTITUIÇÕES. PARABÉNS!
ResponderExcluirVOCÊS RESGATAM A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO QUE EXISTE HÁ MAIS DE 10 ANOS, ISSO TAMBÉM É LOUVÁVEL, ME SINTO ORGULHOSA DA NOSSA REDE COM O TRABALHO DE VOCÊS!
SANDRA
C.M.FALLET
Nosso Projeto ta lindo!!! Muito feliz com o trabalho de todos. Muitas surpresas estão por vir!!!
ResponderExcluirTÃO BOM VER TRABALHO DE QUALIDADE NO NOSSO ENSINO PUBLICO.
ResponderExcluirQue lindo!! Estamos mesmo de parabéns!!
ResponderExcluirO trabalho esta incrivel!!!!! Matando as saudades de todos!!!Bjos Tatiane Rabello
ResponderExcluirO trabalho esta incrivel!!!!! Matando as saudades de todos!!!Bjos Tatiane Rabello
ResponderExcluirAdorei o trabalho realizado! As ideias foram muito criativas e com certeza ajudarão alimentar o trabalho que desenvolvemos em nossa U.E.
ResponderExcluirAbraços,
C.M. Morro da Paz
Parabéns pelo blog, excelente trabalho!!!
ResponderExcluirAbraços dos colegas do Ciep Chanceler Willy Brandt.
O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.
ResponderExcluirJean Piaget
Trabalho fantástico, amo fazer parte dessa equipe que está sempre disposta a buscar o melhor. Bjs Monique
Lindo trabalho .....Parabénsssssss a tds os profissionais da Creche em ESPECIAL as amg da Direção Marlucy Luna e Tania Garzuzi
ResponderExcluirEliza Dias