PROJETOS DE TRABALHO...

Sou uma creche pública da cidade do Rio de Janeiro e fui inaugurada em dezembro de 2000 para atender as crianças da Comunidade do Morro Faz Quem Quer, com uma proposta de trabalho assistencialista gerenciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Mudanças significativas aconteceram a partir de 2005. Ufa! Fui transferida para a Secretaria Municipal de Educação e minha proposta de trabalho finalmente tomou o rumo certo. Passei a atender as crianças da comunidade Faz Quem Quer com uma metodologia baseada no EDUCAR e no CUIDAR.
Em 2007, recebi uma nova equipe de Direção que aos poucos foi conquistando a confiança de toda a comunidade e implantando mudanças estruturais e pedagógicas necessárias. Hoje, meu Projeto Político Pedagógico "BRINCADEIRA É COISA SÉRIA" baseia-se na política educacional vigente, preconizada pela Secretaria Municipal de Educação, está em conformidade com o Referencial Curricular da Educação Infantil orientado pelo MEC e na concepção teórica sóciointeracionista de Vygotsky, que enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e utiliza, como metodologia, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho.

Powered By Blogger

sábado, 30 de março de 2013

ATIVIDADES MOTORAS e PSICOMOTORAS ROTINEIRAS

Desde o nascimento, o ser humano necessita desenvolver suas habilidades motoras e psicomotoras. E, quando a criança passa a frequentar o ambiente escolar,  a figura do professor/Auxiliar de Creche é fundamental na estimulação dessas habilidades.
Nós, da C.M. José Raimundo de S. Alves, consideramos o aspecto psicomotor, um pré-requisito com bastante influência na concretização da alfabetização, pois abrange uma série de atividades corporais e motoras que possibilitam o conhecimento, o domínio e a dissociação dos movimentos corporais essenciais para o desenvolvimento do ato gráfico, construção do ritmo e fluência na leitura. Por isso, essas atividades fazem parte da rotina da creche e são inseridas de forma criativa e adaptadas ao projeto trabalhado.
CORRIDA DE SACO
  
  
 
 
DOBRADURA/PINTURA/COLAGEM/GRAFISMO
 
 
 
 
 
 
MANIPULAÇÃO/LEITURA DE LIVROS  DE HISTÓRIAS
 
MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS PSICOMOTORES VARIADOS
 
 
 ESTIMULAÇÃO DIANTE DO ESPELHO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PARA ESTIMULAÇÃO MOTORA

 
 
 
 
 
   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




BRINQUEDOS CANTADOS COM REGRAS









5 comentários:

  1. Adorei a criatividade das atividades e a seriedade com que os profissionais conduziram as informações!!! Parabéns para toda a equipe da C.M. José Raimundo!
    Luordes Loureiro

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse trabalho!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.