PROJETOS DE TRABALHO...

Sou uma creche pública da cidade do Rio de Janeiro e fui inaugurada em dezembro de 2000 para atender as crianças da Comunidade do Morro Faz Quem Quer, com uma proposta de trabalho assistencialista gerenciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Mudanças significativas aconteceram a partir de 2005. Ufa! Fui transferida para a Secretaria Municipal de Educação e minha proposta de trabalho finalmente tomou o rumo certo. Passei a atender as crianças da comunidade Faz Quem Quer com uma metodologia baseada no EDUCAR e no CUIDAR.
Em 2007, recebi uma nova equipe de Direção que aos poucos foi conquistando a confiança de toda a comunidade e implantando mudanças estruturais e pedagógicas necessárias. Hoje, meu Projeto Político Pedagógico "BRINCADEIRA É COISA SÉRIA" baseia-se na política educacional vigente, preconizada pela Secretaria Municipal de Educação, está em conformidade com o Referencial Curricular da Educação Infantil orientado pelo MEC e na concepção teórica sóciointeracionista de Vygotsky, que enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e utiliza, como metodologia, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho.

Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2012

AULA PASSEIO - VISITANDO O ZOOLÓGICO RIO

Um de nossos objetivos para o ano de 2012, é o de oferecer um ambiente estimulador e favorável a aprendizagem e que esta, seja significante para as crianças, tendo sempre em vista o interesse e o prazer do aluno em aprender.
O projeto desse período é :"QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA O ENCANTO", e como as crianças do Maternal I demonstraram muita curiosidade e interesse pelos animais, as educadoras decidiram trabalhar  livros contendo personagens/animais de fazenda e de selva.  Para iniciar o projeto e instigar mais ainda a curiosidade dos pequenos, nada melhor que uma aula passeio no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.

Pais e funcionários colaboraram levando as crianças até o ônibus.

As mães ficaram emocionadas e felizes com o primeiro passeio de seus pequenos.
Fernanda Garzuzi, Tatiane Rabello e Flávia Batista, perdendo o medo de sair com crianças tão pequenas.

Equipe (Flávia-Júlia-Luciana-Shirlei-Cari-Tiago-Drielle) super-hiper-mega animada e pronta para aprender com as crianças.

Pablo Davi, realmente é um cavalheiro encantador, durante toda a viagem segurou a mão de Ana Vitória para que ela não sentisse medo. 

Ops! Pablo Davi descobriu que estava sendo observado, admirado e fotografado!
Mas...

Não largou a mão de sua amiga.

A felicidade e animação da criançada ao chegar no Jardim Zoológico foi indescritível.






As crianças adoraram conhecer o coelho PELUDO. 
Bruno (guia) contou que Peludo foi criado em laboratório.
Essa , é a vaca Salomé. 
Animadas, as crianças cantaram a música da "vaquinha Salomé".
As crianças demonstraram respeito, e concentradas prestaram muita atenção nas explicações do guia Bruno.




"Isso é um bode?" (Angelina)
Bruno -o guia- falou sobre a importância de preservar, respeitar e proteger os animais e as florestas.


Visitando e conhecendo um pouco dos animais selvagens.


"Olha a girafa!!!" (Luan)
"Ela tem o pescoço compriiiiiiiiido!"(Angelina)
"Caramba, ela é muito grande!!!" (Brenda)
"Tia, isso é uma galinha gigante?" (Sérgio)
Uma paradinha para foto.






Alguns animais que visitamos no Jardim Zoológico.





  

"Eu conheço um elefante
que se chama Trombinha
Ele mexe as orelhas chamando a mamãezinha.
A mamãe diz: -Comporte-se Trombinha!
Porque senão... senão...
TCHACHAPA na bundinha!!!"

No dia 18/05/2012, tive uma experiência enriquecedora de ir com os  meus alunos de dois anos numa aula passeio ao Jardim Zoológico. 
Ao receber a notícia, pela direção da creche, que realizaríamos uma aula passeio, fiquei apreensiva, pois nunca tinha participado de uma atividade dessas com crianças tão pequeninas.
Porém, para minha surpresa, a atitude e comportamento dos alunos durante o passeio, superou minhas expectativas. Era possível perceber em seus rostinhos a felicidade e o encantamento por estarem diante de tantas novidades. Eles faziam perguntas sobre os animais, demonstrando curiosidade o tempo todo.
Com tanto envolvimento dos alunos com a visitação, não se fez necessário segurá-los pelas mãos ou andar enfileirados. Andávamos todos juntos , brincando, cantando e dançando. Os educadores muito atentos, apenas orientavam os pequeninos durante o caminho.
Afirmo com todas as letras que me senti realizada e surpresa com os meus pequeninos durante a nossa aula passeio, atividade que com certeza marcou a vida deles e  principalmente a minha.
Tatiane Rabello (Profª de Ed. Infantil da C.M. José Raimundo) 

5 comentários:

  1. Lindoooooo demaaaais!!!! Amei essa experiência!!! Vai com certeza ficar marcada na minha vida!!! Eles são lindooooos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Vcs estão de parabéns, pela iniciativa e pela coragem de levá-los, sem saber como seria o comportamento deles... Ah, e achei o Pablo Davi uma gracinha, que Deus o conserve puro e o encaminhe para o bem!!!
    Essas crianças merecem boas coisas, boas oportunidades para crescerem confiantes de que um dia serão pessoas de bem!!!
    Bjs para a Marlucy e sua equipe...
    Ana Thereza

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz em ver que as crianças da CM J Raimundo foram visitar o Zoológico, conhecendo e inteirando-se da vida de cada animal, seja visitando da fazendinha ou aos locais de moradia dos animais. Parabéns a todos da Creche que, com muito carinho,souberam tão responsavelmente conduzi-las ao Zoológico, retornando a Creche com prazer.

    ResponderExcluir
  4. Q bonito ver a alegria das crianças na visita ao Jardim Zoológico! Adorei saber os comentários que elas fizeram ao ver os bichos! Abraços, Alessandra (Gerência de Educação Infantil - geisme@rioeduca.net)

    ResponderExcluir
  5. Achei uma graça a criança falar da girafa achando que era uma galinha, mas isto não deixa ser interessante, foi a melhor coisa acontecer, foi a oportunidade da descoberta.Foi o memento certo da professora entrar em ação e dizer o nome certo animal.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.