POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO...
Com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, surge o projeto "QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA O ENCANTO".
Nossa bandeira é a defesa de uma postura que garanta uma maior aproximação dos alunos com a literatura pela via do prazer.
Planejamos atividades motivadoras e instigantes na área da leitura, tais como o uso de diversas mídias impressas e tecnológicas, dramatizações, teatro de fantoches, atividades de artes (plástica e musical), brincadeiras e jogos relacionados com as experiências literárias, saraus, empréstimos de livros pelas famílias e muito mais.
Além dos livros disponíveis em sala, os alunos contam ainda com uma sala de leitura onde encontram um número muito grande de exemplares.
Convidamos, portanto, toda a comunidade à embarcar nessa viagem literária,
onde a maçã envenenada da Branca de Neve é tentadoramente vermelha, o pão quentinho da Galinha Ruiva tem um cheiro de dar água na boca, o ratinho treme de medo entre as garras do leão,o vestido de Cinderela brilha como as estrelas, a imaginação de Penélope a faz virar bicho e mais bichos, o Lobo Mau não é tão mau assim... Histórias não são feitas apenas de palavras: têm peso, cor,sabor, têm detalhes que não cabe nos limites do texto, mas são tão importantes quanto as narrativas que vêm se repetindo há séculos.
E para entrar no clima dos contos de animais, as educadoras da Creche Municipal José Raimundo, iniciam o projeto "QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA O ENCANTO" com uma divertida aula passeio no Jardim Zoológico.
O maternal I, ainda com as lembranças da visita ao Jardim Zoológico, ouve histórias de animais através de e-books.
Os alunos da Turma Amarela recebem a visita do cãozinho Pimpo e aprendem como é importante respeitar, cuidar e amar os animais.
As turmas Amarela e Laranja, assistem ao vídeo história "O PATINHO FEIO".
Após assistir o vídeo história, as crianças da turma Amarela usam um molde vazado do personagem principal reproduzindo-o com tinta guache no papel sulfite e recontam a história do Patinho Feio.
A professora Tatiane, auxiliada pela imaginação e criatividade dos alunos, cria histórias interessantes para as ilustrações do livro sem texto.
Os alunos da turma Amarela, rasgam, picam e amassam folhas de jornal e aprendem a fazer massa de papel marche, compreendendo a importância de reaproveitar os materiais para preservar o meio ambiente.
As crianças compenetradas, usam o papel marche para modelar móbiles em forma de animais.
Depois de secos, os móbiles são pintados com tinta guache.
Nessa atividade, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem a coordenação motora fina, têm compreensão do espaço e desenvolvem a imaginação.
Depois de tantas histórias de animais, as crianças organizam um delicioso piquenique no quintal da creche e usando máscaras, os pequenos participam da Festa dos Bichos.
As crianças adoram o livro dos Três Porquinhos, e por isso, as professoras e auxiliares prepararam jogos da memória para exercitar a memória,desenvolver a percepção visual e principalmente para BRINCAR.
Ludimylle, professora da Turma VERDE conta a história dos "Três Porquinhos" com o auxílio do avental pedagógico.
Incentivados pela professora, as crianças levam cada porquinho à sua casinha através dos numerais colados em cada um deles. A partir da leitura do livro "A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS" - versão contada pelo ponto de vista do Lobo Mau- as crianças discutem o poder da mídia para manipular a opinião pública.
Na área externa, as crianças participam de jogo dramático reconhecendo e identificando os numerais nas casinhas dos porquinhos.
As crianças representam espontaneamente os numerais utilizando materiais variados (palitos de picolé, barbante e giz).
As crianças assistem ao documentário sobre como o jornal impresso é confeccionado da Folinha de São Paulo.
Os pequenos do maternal II manuseiam o jornal e descobrem as letras, números e imagens contidas nesse maravilhoso portador de texto.
As crianças muito animadas e compenetradas, reconhecem nas folhas do jornal, as letras iniciais do próprio nome e comentam suas descobertas com os colegas e educadores.
A cada dia, é trabalhado uma reportagem e de acordo com o tema, as crianças são estimuladas a pensar,refletir e dialogar criticamente expressando sua opinião.
Guerrilheiros plantam sementes - Fonte: Folha de São Paulo |
Após leitura e discussão da reportagem, as crianças da Turma VERDE, confeccionam o cartaz: Vamos cuidar da natureza?
O livro VIRA BICHO de Luciano Trigo encanta os pequenos do MII e a cada página, uma surpresa ao imaginar as transformações de Penélope.
Através do imaginário das crianças da Turma Azul marinho, Penélope surge e ganha vida para poder virar bicho junto com os seus novos amigos.
Penélope, é mais nova integrante de nossa comunidade e as crianças adoram!!!!!
O Leão e o Ratinho saem das páginas do livro de fábulas e participam das brincadeiras infantis.
Após ouvir o cordel da Aranha Aurinha, as crianças brincam em suas teias.
Adorei o projeto !!!! Lindo!!! Tudo muito bem elaborado, parabéns!
ResponderExcluirObrigada, Camilla!
ExcluirPrima...vc aqui no blog...que gracinha!! Obrigada por nos visitar. Saudades de vc Tia Camilla. Bjusss
Excluir