PROJETOS DE TRABALHO...

Sou uma creche pública da cidade do Rio de Janeiro e fui inaugurada em dezembro de 2000 para atender as crianças da Comunidade do Morro Faz Quem Quer, com uma proposta de trabalho assistencialista gerenciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Mudanças significativas aconteceram a partir de 2005. Ufa! Fui transferida para a Secretaria Municipal de Educação e minha proposta de trabalho finalmente tomou o rumo certo. Passei a atender as crianças da comunidade Faz Quem Quer com uma metodologia baseada no EDUCAR e no CUIDAR.
Em 2007, recebi uma nova equipe de Direção que aos poucos foi conquistando a confiança de toda a comunidade e implantando mudanças estruturais e pedagógicas necessárias. Hoje, meu Projeto Político Pedagógico "BRINCADEIRA É COISA SÉRIA" baseia-se na política educacional vigente, preconizada pela Secretaria Municipal de Educação, está em conformidade com o Referencial Curricular da Educação Infantil orientado pelo MEC e na concepção teórica sóciointeracionista de Vygotsky, que enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e utiliza, como metodologia, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho.

Powered By Blogger

sábado, 10 de março de 2012

TUDO SOBRE MIM

Os alunos da C.M. José Raimundo de Souza Alves começaram a participar do novo projeto "Tudo sobre Mim". Afinal, quem sou eu? De onde eu vim? Onde eu estava antes de nascer? Com quem eu pareço mais?
A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Com o passar do tempo a criança começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões. Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
Esta é a idéia do projeto "Tudo sobre Mim". Partindo do tema da formação da identidade, essa iniciativa busca, em diferentes faixas etárias, levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro. Por isso, incentivamos que todas as famílias participem das atividades propostas, envolvendo-se com as descobertas cotidianas dos filhos. Será uma oportunidade única de acompanhar a inesquecível experiência do desenvolvimento infantil.
Acompanhe, abaixo, algumas atividades desenvolvidas.

As crianças do maternal visitam a sala dos bebês (Berçário) e relembram o tempo em que eram bebezinhos. A partir das observações , fazem um levantamento das características físicas e comportamentais das duas faixas etárias. As crianças encontram semelhanças e diferenças com suas próprias características, o que auxilia na construção de sua identidade.


Suzane leu a história do livro MAMÃE PÔS UM OVO  de Babette Cole.
 Manipulando diversas revistas, as crianças pesquisam e recortam imagens de mulheres grávidas. Em seguida colam num cartaz.
 As profªs Ludmylle e Luciana mostram para as crianças um exame de ultrassom
Onde eu estava antes de nascer?




 Na rodinha, as educadoras conversam com as crianças sobre o NOME. Todo mundo precisa de um nome. Acompanham a música GENTE TEM SOBRENOME de Toquinho , fazem a leitura da letra da música e organizam um cartaz.

O nome próprio é a primeira e, talvez, a maior expressão de identidade. Relacionar sua foto com seu nome é uma "tarefa" permanente no processo de letramento.

As famílias, colaboram com o projeto ao enviarem as fotos de seus filhos ainda bebês. As crianças ficam encantadas com as fotos dos amigos quando bebezinhos.
  Usando o espelho, as crianças do Maternal e Berçário analisam, de forma espontânea, detalhes físicos da face e suas variadas possibilidades gestuais.




Utilizando o equipamento de multimídia, as crianças reconhecem e identificam os colegas de costas nas fotos projetadas .

 Desenhando os contornos de sua face refletida no espelho, os alunos observam partes de seu rosto (boca, nariz, etc.), construindo sua imagem.

Usando revistas, as crianças compõe rostos diferentes.






 Em rodinha, as crianças brincam com o cubo de expressões faciais. Diante do espelho, cada criança analisa a sua imagem e percebe as mudanças comparando com a sua foto ainda bebê.
Comparar a altura dos amigos e traçar o contorno do corpo de cada criança, foi muito divertido.


Mais uma vez na rodinha, as crianças conversam sobre como cuidar dos bebês e suas principais características. Relembram que também já foram bebezinhos e percebem o quanto já cresceram.


Usando as medidas a turma do maternal criou gráficos para traçar comparativos.

Usando um material interessante as crianças compõe o esquema corporal.

As crianças ouvem a história do Boneco Doce e constroem seu próprio bonequinho praticando seus conhecimentos sobre esquema corporal.

Trabalhando com Matemática mais uma vez:
5 dedos em cada mão, 5 dedos em cada pé!


É possível registrar o crescimento de diferentes maneiras.



As vovós visitam a creche e contam um pouco da sua infância e participam da leitura do Livro VOVÓ de Claudio Martins e de um delicioso lanchinho.









Brincar com as sombras é muito engraçado.

Foi interessante comprovar que "cada pé tem um tamanho"!

Depois da atividade, um gostoso e refrescante banho de mangueira com muita diversão.


Nessa atividade, as crianças podem manipular(mãos e pés) objetos de texturas, formas e consistências variadas.


Em um trabalho que permite diferentes sensações, as crianças do Berçário utilizam tintas de cores variadas para pintar.

Para enriquecer ainda mais o Projeto "TUDO SOBRE MIM", as turmas do Maternal II visitam o Museu da Vida (Fundação Oswaldo Cruz).









 

20 comentários:

  1. Marlucy, curti muito sua postagem. Seu trabalho é maravilhoso, como você! Parabéns amiga.
    Bijinhos:
    Angela

    ResponderExcluir
  2. A-do-rei!!! As atividades são show de bola! Parabéns pelo lindo projeto!
    Milena Dias

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho !

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! O sucesso do projeto é consequência de um trabalho em equipe. Quando a equipe de profissionais é séria, comprometida e criativa, não há como não ter sucesso. Toda a equipe da C.M. José Raimundo agradece o elogio.

    ResponderExcluir
  5. Somos demais mesmo obrigada!!!kkkkkkkk Brincadeirinha....O projeto esta mto bonito mesmo. Pra quem não gostava de projetos...Agora que estou aprendendo como se faz estou virando adepta!!! Nao é Marlucy?!?!?!?!hauhauha

    ResponderExcluir
  6. Tatiane, trabalhar com projetos é muito enriquecedor e apaixonante. Toda a comunidade fica envolvida na busca do aprender juntos. Tudo faz sentido e o conhecimento se entrelaça, se fortalece e se constrói com entusiasmo e prazer.
    Seja bem-vinda ao mundo da Pedagogia de Projetos!

    ResponderExcluir
  7. O blog está lindo!! Adorei a organização e sequência das fotos e estou mostrando para as minhas amigas.
    Em breve teremos mais novidades!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Marlucy, o blog está lindo!! O projeto está super criativo e mostra as crianças interagindo muito bem. De você eu não poderia esperar outra coisa, além de muito criativa, é organizada e muito capaz!! Parabéns em especial para sua equipe!! Bjs e continue com esse trabalho maravilhoso com suas crianças!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fabuloso, muito bom! Que trabalho, que organização!Parabéns amigas. Que Deus continue iluminando suas mentes para que continuem tb, ajudando nessa tarefa lindíssima e trabalhosa de conhecer a si e ensinar para a vida.
    Beijos
    regina _ Repres. Rioeduca/5ªCRE

    ResponderExcluir
  10. Marluce, seu trabalho e sua emoção ao "falar" dele é contagiante! Parabéns por seu assim... Apaixonada pelo q faz e por fazer tão bem!! Bjksss Andrea Hatochyn

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo lindo trabalho que vcs estão desenvolvendo.
    Estão plantando sementes de amor!
    Continuem sempre assim.

    Adriana Motta (C. E. Fidelis Medeiros)

    ResponderExcluir
  12. Educar é uma arte que requer tempo, carinho e muita dedicação, e tudo isso é notório em toda equipe da José Raimundo.
    Quero parabenisar vocês pelo lindo trabalho.
    Beijos à todos, vocês moram em meu coração.
    Suzana ( EDI Karine Lorraine )

    ResponderExcluir
  13. Amei ter a oportunidade de matricular meu filho numa creche tão boa, ainda bem que tenho bastante tempo pela frente para ele conviver e compartilhar momentos tão importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É gratificante ler um comentário de reconhecimento do trabalho realizado em nossa Unidade.
      Agradecemos a confiança em deixar seu filho sob os cuidados de nossos profissionais.
      Tenha certeza, que todos os profissionais que aqui atuam, são os melhores em competência, responsabilidade e comprometimento com a educação de crianças.

      Excluir
  14. Gente!!! Que trabalho lindo, rico, colorido, concreto, produtivo!! Amei, amei, amei! Vocês realizam um trabalho que só de ver já deu vontade de ser criança e participar! Muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Nossa fiquei maravilhada em ver como nosso blog está lindo, cheio lindas fotos, com registro das atividades desenvolvidas pelos profesores, os auxiliares e também com a participação dos pais que é muito importante
    não só para as crianças, mas para toda a equipe de educadores. Um grande bj e em especial para D. Marluce e D. Tania que estão a frente deste grande projeto!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo belo trabalho que fazem toda a equipe da Creche José Raimundo!! Me sinto orgulhosa de fazer parte dessa equipe. Que Deus, continue abençoando nossa creche, para que possamos sempre darmos o de melhor para nossas crianças,e que possamos ver a alegria estampada nos rostos dos pais de todas elas. Bjks à toda equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, sua dedicação, comprometimento e profissionalismo contribui, com certeza, para o sucesso do nosso trabalho. Muito bom ter você em nossa equipe.

      Excluir
  17. NOSSA MARLUCE O TRABALHA DA EQUIPE TODA E MARAVILHOSO,A ATENÇÃO COM AS CRIANÇAS,O CARINHO,O RESPEITO TUDO FEITO COM MUITO AMOR E DEDICAÇAO.QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO DE TODOS DA SUA EQUIPE.PENA QUE GABRIEL JA VAI SAIR ESSE ANO.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o trabalho realizado pela escola. Parabéns!!! Estou trabalhando com meus alunos do maternal 2 identidade. Com certeza ver o trabalho de vocês vai enriquecer o meu trabalho com meus pequenos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.