PROJETOS DE TRABALHO...

Sou uma creche pública da cidade do Rio de Janeiro e fui inaugurada em dezembro de 2000 para atender as crianças da Comunidade do Morro Faz Quem Quer, com uma proposta de trabalho assistencialista gerenciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Mudanças significativas aconteceram a partir de 2005. Ufa! Fui transferida para a Secretaria Municipal de Educação e minha proposta de trabalho finalmente tomou o rumo certo. Passei a atender as crianças da comunidade Faz Quem Quer com uma metodologia baseada no EDUCAR e no CUIDAR.
Em 2007, recebi uma nova equipe de Direção que aos poucos foi conquistando a confiança de toda a comunidade e implantando mudanças estruturais e pedagógicas necessárias. Hoje, meu Projeto Político Pedagógico "BRINCADEIRA É COISA SÉRIA" baseia-se na política educacional vigente, preconizada pela Secretaria Municipal de Educação, está em conformidade com o Referencial Curricular da Educação Infantil orientado pelo MEC e na concepção teórica sóciointeracionista de Vygotsky, que enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e utiliza, como metodologia, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho.

Powered By Blogger

sábado, 10 de março de 2012

TUDO SOBRE MIM

Os alunos da C.M. José Raimundo de Souza Alves começaram a participar do novo projeto "Tudo sobre Mim". Afinal, quem sou eu? De onde eu vim? Onde eu estava antes de nascer? Com quem eu pareço mais?
A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Com o passar do tempo a criança começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões. Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
Esta é a idéia do projeto "Tudo sobre Mim". Partindo do tema da formação da identidade, essa iniciativa busca, em diferentes faixas etárias, levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro. Por isso, incentivamos que todas as famílias participem das atividades propostas, envolvendo-se com as descobertas cotidianas dos filhos. Será uma oportunidade única de acompanhar a inesquecível experiência do desenvolvimento infantil.
Acompanhe, abaixo, algumas atividades desenvolvidas.

As crianças do maternal visitam a sala dos bebês (Berçário) e relembram o tempo em que eram bebezinhos. A partir das observações , fazem um levantamento das características físicas e comportamentais das duas faixas etárias. As crianças encontram semelhanças e diferenças com suas próprias características, o que auxilia na construção de sua identidade.


Suzane leu a história do livro MAMÃE PÔS UM OVO  de Babette Cole.
 Manipulando diversas revistas, as crianças pesquisam e recortam imagens de mulheres grávidas. Em seguida colam num cartaz.
 As profªs Ludmylle e Luciana mostram para as crianças um exame de ultrassom
Onde eu estava antes de nascer?




 Na rodinha, as educadoras conversam com as crianças sobre o NOME. Todo mundo precisa de um nome. Acompanham a música GENTE TEM SOBRENOME de Toquinho , fazem a leitura da letra da música e organizam um cartaz.

O nome próprio é a primeira e, talvez, a maior expressão de identidade. Relacionar sua foto com seu nome é uma "tarefa" permanente no processo de letramento.

As famílias, colaboram com o projeto ao enviarem as fotos de seus filhos ainda bebês. As crianças ficam encantadas com as fotos dos amigos quando bebezinhos.
  Usando o espelho, as crianças do Maternal e Berçário analisam, de forma espontânea, detalhes físicos da face e suas variadas possibilidades gestuais.




Utilizando o equipamento de multimídia, as crianças reconhecem e identificam os colegas de costas nas fotos projetadas .

 Desenhando os contornos de sua face refletida no espelho, os alunos observam partes de seu rosto (boca, nariz, etc.), construindo sua imagem.

Usando revistas, as crianças compõe rostos diferentes.






 Em rodinha, as crianças brincam com o cubo de expressões faciais. Diante do espelho, cada criança analisa a sua imagem e percebe as mudanças comparando com a sua foto ainda bebê.
Comparar a altura dos amigos e traçar o contorno do corpo de cada criança, foi muito divertido.


Mais uma vez na rodinha, as crianças conversam sobre como cuidar dos bebês e suas principais características. Relembram que também já foram bebezinhos e percebem o quanto já cresceram.


Usando as medidas a turma do maternal criou gráficos para traçar comparativos.

Usando um material interessante as crianças compõe o esquema corporal.

As crianças ouvem a história do Boneco Doce e constroem seu próprio bonequinho praticando seus conhecimentos sobre esquema corporal.

Trabalhando com Matemática mais uma vez:
5 dedos em cada mão, 5 dedos em cada pé!


É possível registrar o crescimento de diferentes maneiras.



As vovós visitam a creche e contam um pouco da sua infância e participam da leitura do Livro VOVÓ de Claudio Martins e de um delicioso lanchinho.









Brincar com as sombras é muito engraçado.

Foi interessante comprovar que "cada pé tem um tamanho"!

Depois da atividade, um gostoso e refrescante banho de mangueira com muita diversão.


Nessa atividade, as crianças podem manipular(mãos e pés) objetos de texturas, formas e consistências variadas.


Em um trabalho que permite diferentes sensações, as crianças do Berçário utilizam tintas de cores variadas para pintar.

Para enriquecer ainda mais o Projeto "TUDO SOBRE MIM", as turmas do Maternal II visitam o Museu da Vida (Fundação Oswaldo Cruz).